terça-feira, 23 de junho de 2009

Apresentação do Projecto de Turma 7ºF - "Diz não à violência"


No passado dia 18 de Maio, na sala 8, a turma do 7ºF apresentou o seu Projecto da turma “Diz não à violência”, desenvolvido nas aulas de Formação Cívica, Área de Projecto e Educação Visual.
Nesta sessão estiveram presentes alguns Professores do Conselho de Turma e a maioria dos Encarregados de Educação da turma.
Durante cerca de uma hora, os alunos apresentaram todas as etapas do projecto que desenvolveram no âmbito do Concurso “A nossa escola pela não violência”, tendo distribuído a todos os presentes panfletos que elaboraram sobre o tema. Todos os alunos da turma vestiam a t-shirt oferecida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género com mensagens a apelar à não violência.
Todos elogiaram o trabalho desenvolvido pelos alunos dada a forma tão diversificada como trabalharam o tema da violência.
Agora só falta aguardar pelos resultados do concurso, mas todos já saíram vencedores pelo trabalho desenvolvido…


“O ideal da Educação não é aprender o máximo ou elevar ao máximo os resultados, mas sim, antes de tudo, aprender a aprender; aprender a desenvolver-se e continuar a desenvolver-se depois da escola.”

Jean Piaget, Problemas de Psicologia Genética, 1983

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Sessão prática de primeiros socorros




Inserida na Semana Cultural da nossa Escola, decorreu no passado dia 17 de Junho, uma Sessão Prática de Primeiros Socorros, dinamizada pelo Núcleo da Cruz Vermelha Portuguesa de Alpendorada. A organização desta iniciativa foi da responsabilidade do Clube de Saúde, no âmbito do Projecto de Educação para a Saúde.
Todas as turmas do 6º ano, dentro de um horário definido e devidamente acompanhadas por professores, assistiram a uma breve introdução teórica sobre princípios básicos de socorrismo, ao que se seguiu uma sessão prática de alguns exercícios de socorro a vítimas.
Os alunos mostraram-se bastante interessados e activos durante cada uma das sessões que se realizaram, voluntariando-se rapidamente para executar cada uma das técnicas explicadas.
O Clube da Saúde agradece a colaboração da Cruz Vermelha de Alpendorada nesta sessão tão interessante que cativou a atenção de todos os que por lá passaram.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

"Stop - Anorexia"


No âmbito da área curricular de Formação Cívica realizou-se, no dia 4 de Junho, uma palestra subordinada ao tema “Stop anorexia”, organizada por alunos da turma G do sétimo ano de escolaridade. Os alunos realizaram uma pesquisa sobre as principais causas, sintomas e consequências da anorexia e elaboraram um vídeo com imagens elucidativas do estado físico de pessoas que padeceram desta doença. A apresentação terminou com o testemunho real de alguém que conheceu bem de perto a anorexia. A palestra teve como público-alvo os alunos das turmas F e G do sétimo ano de escolaridade.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Concurso "A nossa escola pela não Violência"


A turma do 7ºF já deu por terminado o Projecto “Diz não à Violência”, tendo enviado, no passado dia 29 de Maio, todo o Projecto dinamizado, pela turma, ao longo do ano lectivo.
Os alunos fazem um balanço muito positivo deste Projecto, uma vez que envolveram-se de forma muito activa nas diversas actividades desenvolvidas.
Os alunos concorreram com dois produtos/actividades:

1) poster com mensagens alusivas à não violência;

2) comemoração do dia dos namorados na escola:

  • elaboração de uma apresentação em PowerPoint que foi explorada pelas turmas de 9ºano, em Formação Cívica;
  • sessão de esclarecimento para alunos do 9º ano que contou com a presença da GNR;
  • elaboração de uma faixa a apelar à não violência;
  • dinamização do Polivalente da escola com cartazes.

Os alunos concorreram ainda ao Projecto Global que contemplou a planificação, a operacionalização e a avaliação de todo o trabalho desenvolvido interdisciplinarmente ao longo do ano lectivo.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sessão com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)



No passado dia 29 de Maio, pelas 10 horas e 30, na Biblioteca da Escola, realizou-se uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema “Diz não à VIOLÊNCIA”, que contou com a presença da Drª Marta Santos da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.


Esta actividade foi realizada no âmbito do Projecto “A nossa escola pela não violência” dinamizado pela turma 7ºF e teve como objectivo, mais uma vez, sensibilizar os alunos para a problemática da violência entre pares, encerrando desta forma as actividades levadas a cabo pela turma, ao longo do ano lectivo.


Os alunos presentes na sessão mostraram-se muito interessados, tendo colocado muitas questões que permitiram a existência de momentos de reflexão importantes para a mudança de atitudes face a um tema tão importante como este.


No final todos os alunos receberam um panfleto com informação importante, bem como, uma t-shirt com mensagens a apelar à não violência.