sábado, 27 de novembro de 2010

Cronologia da SIDA

1959
Primeiro caso documentado de sida
Primeiro caso documentado de sida(que seria apenas confirmado em Fevereiro de 1998). A vítima foi um homem bantu que morreu em Leopoldville (actual Kinshasa, capital da República Democrática do Congo). Chegou a pensar-se que o primeiro caso era o de um marinheiro britânico falecido em Manchester no mesmo ano, mas o facto não foi confirmado.


1977 12 de Dezembro
A médica dinamarquesa Grethe Rask morre de sida em Copenhaga. Contraiu a doença num hospital no Zaire. Também o seu diagnóstico só seria feito anos depois.


1978 Primeiro caso de sida registado
Primeiro caso de sida registado em França, num taxista português residente em Paris que participou na guerra de Angola Primeiros casos de sida registados na Bélgica, numa mulher vinda do Zaire e num homossexual. Nesta altura a síndrome ainda não é conhecida e as mortes são atribuídas a outras causas.


1980 Primeiro caso de sida nos EUA
Primeiro caso de sida nos EUA, registado em Nova Iorque.


1981
5 de Junho
Os Centers for Disease Prevention and Control (CDC) de Atlanta, EUA, anunciam oficialmente o primeiro caso de uma nova doença imunitária em doentes homossexuais.
Julho
O "New York Times" publica uma notícia sobre um cancro raro detectado em 41 homossexuais.
Outubro
Os CDC declaram que a doença constitui uma epidemia de um tipo novo.
Finais do ano
Os primeiros estudos indicam que a doença se transmite por via sexual e sanguínea e que não afecta só os homossexuais, mas também os toxicodepentes que utilizam drogas injectáveis. A doença afecta também pessoas originárias do Haiti. É a chamada era dos três H: homossexuais, heroinómas e haitianos.


1982
Abril
Primeiro caso da nova doença registado num hemofílico, nos EUA.
27 de Julho
Os CDC dão à nova doença, então conhecida como "cancro gay", o seu nome oficial: Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS ou SIDA).
Dezembro
Primeiro caso documentado da transmissão da sida via transfusão sanguínea nos EUA..
1983
Março
Casos de sida registados na Alemanha em pessoas que estiveram no Haiti ou em África e em homossexuais que estiveram nos EUA.
20 de Maio
Publicação na revista "Science" da descoberta pela equipa de Luc Montagnier (Instituto Pasteur, Paris) do vírus que causa a sida. O vírus é inicialmente baptizado LAV.
Abril
Primeiro caso de sida diagnosticado em Portugal.
Maio
O "New England Journal of Medicine" publica um estudo que indica que a sida pode ser transmitida do homem para a mulher.


1984
Abril/Maio
O cientista norte-americano Robert Gallo, do Instituto americano do Cancro em Bethesda (Maryland, EUA), anuncia que isolou o vírus que causa a sida, chamado HTLV-III. Não se sabe se trata de uma nova entidade ou do LAV de Montagnier.
13 de Junho
O cantor António Variações morre de sida em Lisboa. É a primeira figura pública vítima da sida em Portugal.
25 de Junho
O filósofo francês Michel Foucault morre de sida em Paris, com 57 anos.morre de sida em Lisboa. É a primeira figura pública vítima da sida em Portugal.
Setembro
Primeiro caso de sida diagnosticado na Tailândia.


1985
Janeiro
Gallo e Montagnier publicam as sequências genéticas dos seus respectivos vírus (LAV e HTLV-III).
Março
O primeiro teste de depistagem do vírus da sida no sangue, o ELISA, é autorizado nos EUA e começa a ser utilizado para testar as doações de sangue.
Abril
Primeiro Congresso Internacional da Sida, em Atlanta, EUA. Abril -

Descoberta do vírus da imunodeficiência dos macacos (SIV), que provoca sintomas semelhantes à sida nestes animais.
9 de Maio
O vírus da sida adquire o seu nome oficial: HIV ou VIH - Vírus da Imunodeficiência Humana.
Maio
Em França, as autoridades decidem adiar a despistagem do HIV no sangue dos doadores, à espera da homologação de um teste fabricado pelo Instituto Pasteur. O teste será autorizado em Junho e o sangue destinado às transfusões só começará a ser testado em Agosto.

Entretanto, lotes de sangue contaminado serão distribuídos no país, porque as autoridades também não recorrem ao aquecimento do sangue apesar que saberem que isso seria eficaz contra o HIV.

Junho
É criado o Grupo de Trabalho sobre Sida em Portugal.
Julho
O actor norte-americano Rock Hudson anuncia que tem sida.
2 de Outubro
Rock Hudson morre de sida, aos 59 anos.


1986
Maio
A Associação Portuguesa de Hemofílicos (APH) envia uma carta ao Ministério da Saúde, tutelado por Leonor Beleza, pedindo análises ao Factor VIII (substância necessária à coagulação do sangue, utilizada pelos hemofílicos) por suspeitas de contaminação pelo HIV.
18 de Julho
Publicação oficial na revista "Science" da escoberta, num doente da Guiné-Bissau hospitalizado em Lisboa, de um segundo tipo de vírus da sida, o HIV-2. A descoberta é feita por uma equipa liderada por Montagnier da qual faz parte, na altura, a investigadora portuguesa Odete Ferreira.
Novembro
Primeiro teste de imunização contra a sida pelo investigador francês Daniel Zagury, que gera a controvérsia quando testa esta vacina experimental em si próprio e num grupo de voluntários franceses e zairenses.


1987
Fevereiro
Leonor Beleza manda retirar o Factor VIII contaminado do mercado português.

Fundação do grupo de activistas Act Up (Aids Coalition to Unleash Power).
4 de Fevereiro
O pianista americano Liberace sucumbe aos 67 anos a uma pneumonia oportunista causada pela sida.
Março
O primeiro medicamento contra o HIV, o AZT, é comercializado nos EUA.

O AZT é comercializado em França.

As administrações norte-americana e francesa decidem partilhar a paternidade do HIV, depois de uma longa polémica sobre a primazia da descoberta.

A publicidade sobre os preservativos como meio de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis é autorizada em França.

O cientista norte-americano Peter Duesberg começa a questionar que o HIV seja realmente o agente causador da sida, o que vai gerar controvérsia.
Abril
O primeiro teste anti-sida de tipo Western Blot, que permite confirmar os resultados do ELISA, é aprovado nos EUA.
Maio
A APH afirma que 70% dos hemofílicos são seropositivos por terem utilizado produtos fabricados com o sangue de dadores infectados pelo HIV.

As seringas para toxicómanos passam a ser vendidas livremente nas farmácias francesas. O primeiro teste anti-sida de tipo Western Blot, que permite confirmar os resultados do ELISA, é aprovado nos EUA.
Outubro
Primeiros testes em seres humanos, nos EUA, de uma vacina contra a sida.

O jornalista norte-americano Randy Schilts publica o seu livro "And the Band Played On", um dos mais reconhecidos livros sobre história da epidemia de sida.


1988
Novembro
O primeiro medicamento contra o sarcoma de Kaposi (a forma de cancro associada a sida) é aprovado nos EUA.


1989
17 de Janeiro
O escritor britânico Bruce Chatwin ("In Patagonia") morre de sida aos 48 anos.


9 de Março
O fotógrafo Robert Mappelthorpe morre de sida aos 42 anos.



1990
Fevereiro
É criada em Portugal a Comissão Nacional de Luta Contra a Sida (CNLCS) em substituição do Grupo de Trabalho sobre Sida.
16 de Fevereiro
O pintor americano Keith Haring morre de sida com 31 anos.
Março
Primeiros ensaios clínicos do segundo medicamento contra a sida, o DDI, em França.
Junho
Durante o VI Congresso Internacional da Sida, em São Francisco, os cientistas debatem a ideia de associar um outro medicamento ao AZT, tal como o DDI ou o DDC.
7 de Dezembro
O escritor cubano Reinaldo Arenas morre de sida com 47 anos.


1991
Janeiro
Descoberta de uma possível vacina contra o SIV.
Maio
Robert Gallo, até aqui considerado co-descobridor do vírus da sida, reconhece que as suas amostras estavam contaminadas com o vírus isolado no Instituto Pasteur.
Junho
Os CDC anunciam que, nos EUA, um milhão de pessoas estão infectadas pelo HIV.
8 de Setembro
O actor americano Brad Davis ("O Expresso da Meia-Noite", "Querelle"), morre de sida com 41 anos.
Outubro
O segundo medicamento contra a sida, o DDI, é aprovado nos EUA.
10 de Outubro
O bailarino e coreógrafo Jorge Trincheiras morre de sida com 52 anos.
Novembro
O jogador de basquetebol americano "Magic" Johnson revela que é seropositivo.
24 de Novembro
Freddie Mercury, vocalista da banda Queen, morre de sida aos 45 anos.
Dezembro
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que oito a dez milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV no mundo e que 75 por cento delas o foram por via heterossexual.

Surge a teoria segundo a qual a sida seria um subproduto de experiências de transmissão do paludismo do macaco para o homem realizadas nos EUA.
27 de Dezembro
O escritor francês Hervé Guibert ("A l'ami qui ne m'a pas sauvé la vie") morre de sida perto de Paris com 36 anos.


1992
Janeiro
A APH apresenta queixa na Polícia Judiciária contra Leonor Beleza e colaboradores. Meses depois, o Ministério Público abrirá um inquérito.
Fevereiro
A primeira tentativa de terapia genética - a introdução no ADN humano de genes "estrangeiros" - contra o HIV é autorizada nos EUA.

Cientistas afirmam que a sida poderá ter tido origem em enxertos de testículos de macaco, realizados como cura de rejuvenescimento nos anos 20.
Março
Avançada a teoria de que a sida poderá ter tido origem numa vacina contra a poliomielite, contaminada com SIV, que foi testada em África no fim dos anos 50.
Abril
O tenista Artur Ashe declara que está infectado pelo HIV, tendo provavelmente sido contaminado durante uma operação cardíaca.
Junho
É criada a associação Abraço, a partir de um grupo de voluntários que presta apoio a seropositivos internados na Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Egas Moniz, em Lisboa.

O medicamento DDC é aprovado nos EUA para utilização em combinação com o AZT.
Julho
Leonor Beleza diz recusar qualquer "responsabilidade criminal" no caso do sangue contaminado em Portugal.
12 de Setembro
O actor Anthony Perkins ("Psico") morre de sida aos 60 anos.
Outubro
Em França, no âmbito de um outro escândalo relativo a sangue contaminado, Michel Garetta, ex-director do Centro francês de Tranfusão Sanguínea, é condenado a quatro anos de prisão efectiva. Um ex-Director-Geral da Saúde francês é condenado a quatro anos de prisão com pena suspensa.
6 de Outubro
O actor britânico Denholm Elliott ("Quarto com Vista para a Cidade") morre de sida em Ibiza, Espanha com 70 anos.
Novembro
O Exército norte-americano decide financiar um ensaio clínico em grande escala da vacina anti-HIV VaxSyn. Trata-se de uma vacina dita terapêutica, destinada a estimular as defesas das pessoas infectadas pelo HIV.
30 de Novembro
O dançarino argentino Jorge Donn morre de sida com 45 anos.
Dezembro
O Parlamento francês decide levar a tribunal o ex-primeiro-ministro Laurent Fabius, a ex-ministra Georgina Dufoix e o ex-secretário de estado Edmond Hervé.

Um total de 689 pessoas já morreram de sida em Portugal (desde 1984).


1993
6 de Janeiro
O bailarino russo Rudolf Nureiev morre de sida em Paris aos 54 anos.
Janeiro
São publicados os primeiros dados que indicam que os doentes tratados com AZT começam a dar sinais de resistência ao medicamento.
6 de Fevereiro
Arthur Ashe morre de sida aos 49 anos.

Março
Estudo revela que o HIV está activo, desde o início da infecção, nos gânglios linfáticos, sugerindo que os tratamentos devem ser iniciados mais cedo.

Março
Responsáveis pela vacina VaxSyn recusam-se a participar num estudo comparativo oficial de diversas vacinas anti-HIV nos EUA.

5 de Março
O actor e realizador francês Cyril Collard morre de sida aos 35 anos.

Abril
Ao fim de três anos, o estudo franco-britânico "Concorde" não permite concluir que o AZT retarda o aparecimento dos sintomas da sida declarada nas pessoas infectadas pelo HIV.

Junho
A OMS estima que 13 a 14 milhões de pessoas estão infectadas pelo HIV no mundo e que, no ano 2000, os seropositivos serão 30 a 40 milhões, 90 por cento dos quais nos países em desenvolvimento.

Junho
Nos EUA, o sexo ultrapassa a toxicomania como via de infecção pelo HIV nas mulheres.

Junho
A equipa da investigadora portuguesa Odete Ferreira anuncia, no Congresso Internacional em Berlim, ter isolado um novo subtipo do HIV-2.

Junho
No mundo, 18 vacinas experimentais preventivas (destinadas a prevenir a infecção pelo HIV) já completaram os testes clínicos de Fase I (avaliação da inocuidade). Duas delas já entraram em testes de Fase II (avaliação da eficácia).

Julho
Suspeitas de fraude pairam sobre a VaxSyn. O Exército americano questiona a veracidade dos resultados dos primeiros ensaios da vacina.

Julho
Um estudo vem contradizer o "Concorde", indicando que o AZT deve ser administrado o mais cedo possível.

Novembro
Cientistas franceses testam em macacos uma molécula que poderá bloquear a entrada do HIV nas células. Afirmam que a molécula também trava, "in vitro", a fusão de células humanas infectadas pelo HIV com células sãs.

Novembro
Um estudo mostra que quase todas as vacinas experimentais contra o HIV são ineficazes. O resultado é totalmente inesperado.








1994
17 de Fevereiro
Randy Shilts morre de sida com 42 anos.

Abril
O Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) de Oeiras anuncia que vai participar, com cientistas britânicos e belgas, num projecto de vacina contra o HIV.

Junho
O medicamento D4T é aprovado nos EUA para tratar os adultos infectados pelo HIV.

Julho
A paternidade do Instituto Pasteur na identificação do HIV é oficialmente reconhecida pelos norte-americanos.

Agosto
O AZT começa a ser utilizado para prevenir a transmissão mãe-filho, durante a gravidez, do vírus da sida.

Setembro
Em França, é aberto um inquérito aos três ministros. A acusação é de "cumplicidade em envenenamento".





1995
Janeiro

Cientistas mostram que a replicação do HIV é contínua a partir do momento da infecção.

Janeiro
Imunidade natural contra a HIV descoberta em prostitutas gambianas.

Fevereiro
A infecção pelo HIV torna-se a primeira causa de morte entre os americanos com 25 a 44 anos de idade.

Fevereiro
O americano Greg Louganis, campeão olímpico de salto para a água, anuncia que tem sida.




Abril
Um estudo mostra que os tratamentos que combinam vários medicamentos exprimentais chamados inibidores da protease podem não ser tão eficazes como se pensava contra o HIV.
Abril
Uma vacina experimental baseada numa forma do vírus SIV (vivo, mas atenuado) revela-se mortal no macaco.
Junho
O saquinavir, o primeiro inibidor da protease, começa a ser utilizado contra o HIV.

Novembro
A utilização do medicamento 3TC em combinação com o AZT é aprovada nos EUA.



Novembro
Os hemofílicos portugueses contaminados com o HIV começam a receber as indemnizações de 12 mil contos determinadas por um tribunal arbitral criado pelo Governo.
Novembro
Pela primeira vez, um ensaio baptizado Delta mostra claramente que o tratamento com dois medicamentos - AZT e DDI ou DDC - é mais eficaz do que o AZT sozinho. Pouco depois, nos países ocidentais, começarão a ser administrados três medicamentos em vez de dois: são as chamadas triterapias.
Dezembro
A utilização de saquinavir em conjunção com medicamentos da família dos chamados inibidores nucleósidos da transcriptase inversa (NRTI) como o AZT é autorizada nos EUA.
Dezembro
Jeff Getty, activista e doente com sida, recebe um tratamento controverso nos EUA: uma transplantação de medula óssea de babuino.
Dezembro
Cientistas identificam substâncias produzidas pelo sistema imunitário humano (pelos linfócitos CD8) que são capazes de bloquear a replicação do HIV - algo que já se suspeitava há vários anos.


1996
Fevereiro
O Tribunal da Relação português ordena o regresso do processo dos hemofílicos à fase de instrução.

Março
O medicamento ritonavir (inibidor da protease) é autorizado nos EUA, sozinho ou em conjunção com outros medicamentos, no tratamento de doentes com sida em estádio avançado da doença.

Março
O medicamento indinavir (inibidor da protease) é autorizado nos EUA, só ou em conjunção com outros medicamentos, no tratamento de pessoas infectadas pelo HIV.

Março
Pela primeira vez, uma primeira vacina terapêutica contra o HIV chega, nos EUA, ao estádio dos ensaios clínicos ditos de Fase III, destinados a testar a sua eficácia em centenas de pessoas. Trata-se de uma vacina feita com vírus HIV mortos e desenvolvida por Jonas Salk, o pai da vacina contra a poliomielite. Chamada Remune, destina-se a estimular a imunidade e tem sido até então testada num pequeno grupo de adultos americanos infectados com HIV, desde 1987.

1 de Abril
O actor Mário Viegas morre de sida em Lisboa aos 47 anos.

Maio
Cientistas afirmam que o controlo da infecção pelo HIV poderá residir no controlo da carga viral (a quantidade de vírus no sangue) e que os tratamentos devem ter a redução da carga viral como objectivo.

Maio
Cientista canadiano afirma que é preciso iniciar o tratamento contra o HIV logo após a infecção.

Junho
Criação da International AIDS Vaccine Initiative, patrocinada pela Fundação Rockefeller e destinada a acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o HIV.

Junho
Descoberta da CC-CKR-5, uma molécula "receptora" situada à superfície dos macrófagos (as células imunitárias que formam a primeira linha de defesa contra o HIV) que se revela indispensável para a entrada do HIV nestas células. (Uma molécula semelhante chamada fusina, anunciada umas semanas antes, não chegou entretanto a cumprir as suas promessas). A função da molécula CC-CKR-5 é conhecida: trata-se de um receptor de substâncias produzidas pelo organismo chamadas beta-quimioquinas. Confirma-se assim a ideia de que as beta-quimioquinas poderão estar na base de potentes medicamentos contra o HIV.

Junho
A nevirapina, o primeiro medicamento contra o HIV da família dos inibidores não nucleósidos da transcriptase inversa (NNRTI), é aprovado nos EUA.

Junho
Estudo indica que a transmissão do HIV via sexo oral é mais fácil do que se pensava e acontece mesmo quando não há lesões na boca.

Junho
O primeiro teste capaz de medir a carga viral - ou seja, a quantidade de HIV presente no organismo de uma pessoa infectada - é aprovado nos EUA.

Junho
Teste caseiro de despistagem do HIV comercializado nos EUA.

Julho
Cientistas descobrem que o vírus responsável pelo sarcoma de Kaposi é um vírus do herpes.

Agosto
Um estudo de uma equipa internacional mostra que as pessoas cujas células imunitárias possuem formas mutantes do receptor CC-CKR-5, entretanto rebaptizado CCR-5, poderão ser parcial ou totalmente resistentes ao HIV.

Setembro
Um estudo americano mostra que as beta-quimioquinas podem ter efeitos nefastos.

Setembro
Confirma-se o papel protector das mutações do CCR-5.

Outubro
Um estudo mostra que talvez seja possível manipular as beta-quimioquinas de forma a anular os seus efeitos indesejáveis.

Novembro
Um estudo realizado junto de dezenas de prostitutas de Nairobi, no Quénia, confirma a ideia de que existe uma imunidade natural contra o HIV.

Dezembro
A revista "Time" escolhe David Ho, especialista norte-americano da sida e um dos pioneiros das multiterapias contra o HIV, como Homem do Ano

Dezembro
Segundo estimativas do UNAIDS (United Nations Program on HIV/AIDS), há no mundo 22,6 milhões de pessoas infectadas pelo HIV. Desde o início da epidemia já morreram de sida 6,4 milhões de pessoas.

Dezembro
Pela primeira vez, o número de casos de sida registados durante o ano nos EUA é inferior ao do ano anterior.







1997


Janeiro
A investigadora luso-sul-africana Olga Visser afirma na imprensa portuguesa ter desenvolvido um medicamento "revolucionário" contra a sida, o Virodene.

Janeiro
Olga Visser é alvo de um inquérito por parte da Universidade de Pretória, na África do Sul.

Março
O Tribunal de Instrução Criminal arquiva o processo contra Leonor Beleza e os outros arguidos. Embora a ex-ministra tenha violado os deveres de cuidado, o tribunal não encontrou indícios suficientes para provar o dolo. O Ministério Público recorre então da decisão e renova a sua acusação.

Março
O nelfinavir, um quarto inibidor da protease, é aprovado nos EUA. É o primeiro medicamento deste tipo a ser aprovado para o tratamento de crianças e adultos com HIV.

Março
O ritonavir é aprovado para o tratamento de crianças com HIV

Abril
Descoberta de uma variante de uma beta-quimioquina natural que se revela um inibidor mais potente da entrada do HIV através do receptor CCR-5 (ou CCR5) do que a molécula natural e não tem os seus efeitos indesejáveis.

Abril
A delavirdina, um segundo NNRTI, é aprovado nos EUA.

Maio
Cientistas mostram pela primeira vez que as triterapias contra o HIV (a combinação de um inibidor da protease e de dois inibidores da transcriptase inversa do tipo do AZT) conseguem atingir o vírus até nos recantos mais inacessíveis onde se esconde: nos gânglios linfáticos. Nesta altura, um tratamento deste tipo custa em Portugal cerca de 7.500$00 por dia e por doente.

13 de Junho
O poeta Al Berto morre de sida em Lisboa.

Agosto
Uma associação médica norte-americana propõe-se recrutar várias centenas de voluntários para testar (em si próprios e nos voluntários) uma vacina que contém vírus HIV vivo atenuado.

Setembro
Um medicamento que contém uma combinação de AZT e de 3TC é aprovado nos EUA.

Dezembro
Cientistas britânicos desenvolvem uma vacina sintética que dizem poderá ser muito mais potente do que as outras substâncias em estudo.

Dezembro
Segundo estimativas do UNAIDS, há no mundo 30,6 milhões de pessoas infectadas pelo HIV. Desde o início da epidemia morreram de sida 11,7 milhões de pessoas.





1998


Janeiro
Nova mutação protectora descoberta no receptor CCR5.

Janeiro
Cientistas americanos descobrem uma mutação numa quimioquina natural que trava a progressão para a sida declarada das pessoas infectadas pelo HIV que herdaram essa mutação simultaneamente do pai e da mãe.

Fevereiro
A análise de uma amostra de sangue vinda do primeiro caso documentado de sida (1959) indica que as primeiras infecções com HIV poderão ter acontecido no fim dos anos 40 ou no início dos anos 50.

Fevereiro
Nevirapina comercializada na Europa.

Março
Segundo o "Diário de Notícias," o Virodene está a ser ilegalmente administrado a doentes com sida em Portugal.

Março
A autorização para realizar testes em seres humanos do Virodene é recusada pela quarta vez em pouco mais de um ano pelas autoridades de saúde da África do Sul.

Abril
A ministra da saúde da África do Sul substitui o presidente da entidade que regula os medicamentos naquele país (a mesma entidade que "chumbou" por várias vezes os pedidos de autorização do Virodene).

Abril
O Virodene continua a ser vendido em Portugal.

Junho
Os ensaios clínicos com Virodene são autorizados na África do Sul.

Junho
Cientistas desvendam a estrutura atómica da gp120, uma molécula-chave do HIV. O resultado poderá ter implicações na área das vacinas contra o vírus.

Junho
O primeiro ensaio clínico em grande escala de uma vacina contra o HIV, é autorizado nos EUA.

Julho
No Congresso Internacional da Sida em Genebra, investigadores norte-americanos anunciam que detectaram num doente uma estirpe do HIV simultaneamente resistente a 11 medicamentos, entre os quais quatro inibidores da protease.

Julho
Em Genebra, cientistas alertam para os perigos potenciais das vacinas feitas com vírus HIV atenuado.

Julho
Em Genebra, cientistas afirmam que as multiterapias anti-HIV são mais eficazes quando combinadas com a vacina de Salk.

Setembro
O efavirenz, um terceiro NNRTI, é aprovado nos EUA.

Setembro
Jonathan Mann, que foi director do Programa Global de Luta contra a Sida da OMS até 1990, morre num acidente de avião.

Novembro
O abacavir, mais um inibidor nucleósido da transcriptase inversa, é aprovado nos EUA.

Novembro
O Tribunal de Relação anula a decisão de arquivamento e decide que a maioria dos arguidos no caso dos hemofílicos contaminados com o HIV, entre os quais Leonor Beleza, irá a julgamento. Os arguidos recorrerão para o Tribunal Constitucional.







1999


Fevereiro
Segundo resultados preliminares do "Atlantic Study", a eficácia dos NNRTI parece ser equivalente à dos inibidores da protease (IP). O objectivo é encontrar alternativas terapêuticas aos IP, que podem ter efeitos nocivos ao nível do metabolismo das gorduras e do glucose e ser tóxicos para o fígado e os rins.

Fevereiro
Na Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas em Chicago, os cientistas mostram-se preocupados com a possibilidade de virem a surgir "super-HIV" resistentes a todos os medicamentos devido ao facto de as multiterapias não estarem a ser tomadas correctamente, tal como já aconteceu com os antibióticos.

Março
Em França, o segundo processo do sangue contaminado acaba: Fabius e Dufoix são ilibados e completamente rehabilitados, Hervé é condenado com pena suspensa.

Março
Um estudo mostra que as grávidas produzem poderosas substâncias anti-HIV na urina, nas lágrimas e na saliva.

Abril
O medicamento amprenavir, um novo inibidor da protease, é aprovado nos EUA.

Maio
Segundo dados da OMS, a sida foi a doença infecciosa mais mortífera do mundo no último ano, ultrapassando a tuberculose e ficando no quarto lugar da lista de todas as causas de morte a nível mundial.

Maio
Investigadores norte-americanos mostram que, apesar de que dois ou três anos de multiterapia permitirem reduzir a carga viral para níveis indetectáveis, o HIV continua presente no organismo das pessoas tratadas.

Julho
Começam os ensaios clínicos de um novo tipo de medicamentos contra o HIV, chamados inibidores da fusão, que impedem a entrada do HIV nas células.

Julho
Investigadores mostram que uma única dose de nevirapine administrada à mãe na altura do parto e uma dose administrada ao bebé três dias depois reduzem a transmissão perinatal do HIV de forma significativa.

Setembro
Dois estudos norte-americanos mostram que o HIV reaparece no sangue das pessoas que interrompem uma multiterapia. Um dos estudos mostra que a carga viral regressa a níveis indetectáveis quando a multiterapia é retomada.

Setembro
Um estudo de investigadores norte-americanos conclui que, num grupo de pessoas recentemente infectadas pelo HIV, 16 por cento das variantes do vírus são multi-resistentes aos medicamentos.

Outubro
Investigadores norte-americanos identificam oito moléculas que poderão impedir a fusão do HIV com as suas células-alvo e portanto a infecção destas células pelo vírus.

Outubro
Um estudo norte-americano mostra que a carga viral pode ser reduzida combinando DDI com hidroxiureia, um medicamento contra a leucemia.

Outubro
Uma equipa de cientistas propõe que o vírus da sida se replica através de pequenos surtos localizados que decorrem ao mesmo tempo em vários locais do organismo e que os medicamentos actuais dificilmente o conseguirão erradicar.

Novembro
Investigadores norte-americanos mostram que o HIV penetra nas células apenas três dias a seguir à sua entrada no organismo.

Novembro
Quatro homens entre os 35 e os 44 anos morrem depois de dois anos a fazer uma multiterapia. Receia-se que os medicamentos anti-HIV provoquem doenças cardio-vasculares.

Dezembro
Um estudo junto de homossexuais norte-americanos mostra que estes poderão estar a adoptar novamente atitudes de alto risco face ao HIV porque têm menos medo do vírus, em particular devido aos avanços nos tratamentos com inibidores da protease.

Dezembro
Segundo estimativas do UNAIDS, há no mundo 34,3 milhões de pessoas infectadas pelo HIV. Desde o início da epidemia, já morreram de sida 18,8 milhões, dos quais 3,8 milhões com menos de 15 anos.

Dezembro
Segundo estimativas do UNAIDS, há 36.000 pessoas em Portugal infectadas pelo HIV. Desde o início da epidemia, 4.800 pessoas já morreram de sida.







2000


Maio
Quarenta e quatro candidatos a vacina contra o HIV encontram-se em estudo no mundo: 23 em desenvolvimento, 13 em ensaios clínicos de Fase I, seis em ensaios clínicos de Fase II e dois (duas variantes de uma vacina chamada AidsVax) em ensaios clínicos de Fase III.

Setembro
Um medicamento que contém uma combinação de dois inibidores da protease (lopinavir e ritonavir) é aprovado nos EUA O primeiro faz aumentar os níveis no sangue do segundo.

Outubro
Uma forma de DDI que só é preciso tomar uma vez por dia é aprovada nos EUA.

Novembro
Um medicamento que contém uma combinação de três análogos dos nucleosidos (AZT, 3TC e abacavir) é aprovado nos EUA.

Dezembro
Segundo estimativas do UNAIDS, há 36,1 milhões de pessoas no mundo infectadas pelo HIV - 70 por cento das quais em África. Desde o início da epidemia, 21,8 milhões de pessoas já morreram de sida - 75 por cento das quais viviam em África.





2001


Janeiro
Cientistas norte-americanos desenvolvem uma nova substância inibidora da fusão, que funciona bloqueando a acção de uma molécula-chave do HIV, a gp41.

Fevereiro
Cientistas coreanos afirmam ter descoberto um novo tipo de vírus HIV.

Abril
A teoria segundo a qual o HIV teria tido origem numa vacina contra a poliomielite é refutada.

Abril
O Tribunal de Relação de Lisboa considera que o prazo de prescrição do processo dos hemofílicos contaminados com o HIV contra Leonor Beleza só termina em 2007.

Abril
Os principais laboratórios farmacêuticos internacionais desistem do processo que tinham movido há três anos contra o Governo sul-africano com vista a impedir comercialização naquele país de cópias mais baratas de medicamentos contra a sida.

1 de Junho
Morte de Nkosi, o rapaz sul africano de 12 anos que se tornou um símbolo da luta contra a sida.

Ana Gerschenfeld (Jornal Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário