segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Acção de formação sobre vacinação

No dia 18 de Abril, pelas 19 horas, decorreu, no Polivalente da Escola EB 2,3 de Alpendorada, uma acção de formação com o título «A importância da Vacinação». Para esta actividade, contámos com a presença da Enfermeira Heloísa, da Unidade de Saúde Familiar (USF) de alpendorada. No auditório, contámos com vinte e três pessoas.
Esta acção surgiu no contexto do trabalho do clube durante o 2º Período lectivo, durante o qual foi publicada, no placar da escola, informação sobre as vacinas que fazem parte do Plano Nacional de Vacinação.

Foi referido que a vacinação é uma das prioridades da USF de Alpendorada (e do Ministério da Saúde), porque permite impedir que surjam algumas doenças, como o Tétano, a Poliomielite, a Tuberculose e outras. Assim sendo, a vacinação permite actuar como prevenção, prevenindo algumas doenças de difícil tratamento.
No final, a enfermeira Heloísa fez uma breve referência para algumas vacinas mais recentes, mas sem comparticipação do Sistema de Saúde (significa que são os utentes que têm que suportar essas despesas, se desejarem tomar essas vacinas). Algumas dessas vacinas são: Varicela, Hepatite A, Pneumococo, Papilomavírus Humano, Gripe, Rotavírus, Febre Amarela. Foi distribuído um desdobrável sobre a vacina do Papilomavírus Humano, vacina que pretende evitar o Cancro do Colo do Útero.
Antes da despedida, foi referido que estas e outras informações serão sempre disponibilizadas a quem se dirigir à USF com esse objectivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário